Apreciação de riscos em máquinas

apreciação de riscos em máquinas é uma etapa de extrema importância no processo de segurança de equipamentos utilizados nas atividades industriais. Trata-se de uma avaliação minuciosa e individualizada de cada item identificado no inventário de máquinas e equipamentos que tenham apresentado alguma não conformidade no diagnóstico de segurança.

O objetivo principal da apreciação de riscos em máquinas é examinar e documentar os potenciais perigos e riscos nos postos de operação, assim como nos sistemas de transmissão associados à máquina. Após a avaliação e a classificação dos níveis de riscos, são propostas técnicas e recomendações para a redução dos perigos que envolvam as tarefas inerentes ao equipamento analisado.

Considerada a primeira fase para o desenvolvimento do projeto do sistema de segurança, a apreciação de riscos em máquinas identificará as proteções necessárias e os dispositivos de segurança adequados em cada situação. Por esse motivo, ela é indispensável para o alcance de uma adequação confiável e eficaz no ambiente de trabalho. A elaboração da apreciação de riscos em máquinas é feita de acordo com as normas regulamentadoras nacionais, normas técnicas nacionais e normas técnicas internacionais.

APRECIAÇÃO DE RISCOS EM MÁQUINAS E PROJETO CONCEITUAL DE SEGURANÇA

Com base na apreciação de riscos em máquinas, é realizado o projeto conceitual de segurança nas empresas. Ele tem por finalidade apresentar soluções técnicas para a redução substancial dos riscos potenciais que a máquina e os sistemas de transmissão associados a ela oferecem aos trabalhadores. Nessa etapa são definidas as proteções necessárias e especificados os dispositivos de segurança adequados a serem instalados em cada ponto da máquina, a fim de conciliar produtividade e segurança.

Logo, a apreciação de riscos em máquinas é de suma importância para o bom andamento da adequação, pois é ela quem identificará metodicamente os perigos existentes e o grau de risco a que os trabalhadores estão expostos em suas atividades. Uma apreciação de riscos em máquinas bem elaborada evitará que todo e qualquer risco seja negligenciado, ignorado ou incorretamente avaliado.

REFERÊNCIA EM AUTOMAÇÃO E SEGURANÇA DE MÁQUINAS

Atendendo todo o Brasil, a Tecnoeng Painéis Elétricos e Segurança é fabricante e prestadora de serviços no segmento de automação industrial e segurança de máquinas desde 2010. Distribuidores autorizados, empresas de manutenção, do ramo da construção civil e indústrias de outros segmentos abarcam a carteira de clientes da empresa.

Quer saber mais?

Ligue para 19 3023-7626 ou clique aqui e entre em contato por email.